Tronco SIP: o que é?

Tronco SIP: o que é?

Se você ainda não ouviu falar sobre Tronco SIP, provavelmente escutará em breve. Uma forma de economizar custos com telefonia, esta é uma nova tecnologia que permite receber ligações de voz, vídeo e mensagens diretamente de uma linha telefônica virtual para uma central de atendimento.

 

Como funciona o Tronco SIP

Diferente da telefonia convencional, o tronco SIP funciona através de transferência de dados via internet. Tronco SIP, ou em inglês SIP Trunk vem da expressão Session Initiation Protocol, tecnologia de controle de comunicações multimídia. Nos últimos anos a indústria de telecomunicação adotou o SIP (Protocolo de Iniciação, em português), como padrão para sinalização de ligações telefônicas via rede de dados.

O SIP Trunk funciona como uma ferramenta de comunicação com o cliente, que cria um computador pessoal para se tornar um PABX eletrônico, e dessa forma receber chamadas locais ou nacionais e convertê-las em dados para viajar via internet até seu destino.

 

Vantagens do SIP Trunk

O Tronco SIP oferece as mesmas funcionalidades de uma conexão digital (E1), e uma das vantagens é que para utilizá-lo não é necessário uma conexão exclusiva com a operadora e sim uma conexão do PABX com a operadora que fornece o serviço. Além disso seus custos são mais baixos que da telefonia convencional, até mesmo que  telefones residenciais.

Sendo possível usar mais de uma operadora com o serviço, fica garantida a disponibilidade em caso de interrupção do serviço. O sistema ainda recebe chamadas nacionais e internacionais, e agrega qualidade de serviço e baixo custo nos serviços de voz.

Protocolo de Iniciação é interessante para empresas que precisam se comunicar através de centrais telefônicas, como redes de ensino, redes de produtos comerciais, e nas demais aplicações em que exijam comunicação com múltiplos recursos, segurança e qualidade.

 

Agora que você já sabe o que é o Tronco SIP, veja nossos planos e adquira o seu!